cabelinho - определение. Что такое cabelinho
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое cabelinho - определение

Cabelinho de anjo
  • Aletria

Cabelinho      
m.
Cabelo pequeno.
Loc. fam.
Têr cabelinho na venta, têr mau gênio, Ser irritável.
cabelinho      
sm (cabelo+inho)
1 Cabelo pequeno.
2 Med Entrópio de uma ou duas pálpebras
C.-de-jesus, Bot: planta leguminosa (Calliandra tweedii). Pl: cabelinhos-de-jesus.
Cabelo         
  • esquerda
  • Estrutura da [[melanina]]
FILAMENTO DE PROTEÍNAS QUE CRESCE A PARTIR DE FOLÍCULOS ENCONTRADOS NA DERME OU PELE; UMA DAS CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DOS MAMÍFEROS
Cabelo normal; Cabelo seco; Cabelo oleoso; Cabelos; Cabeludo; Cabeluda (Cabelo); Cabelo humano
O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que se encontram no couro cabeludo, e consiste em um filamento de proteína que se desenvolve a partir de folículos encontrados na derme. A diferença entre a queratina da camada córnea e a queratina do cabelo é que, nos cabelos, as células estão sempre unidas entre si, dando origem a uma estrutura proteica bastante rígida e resistente.

Википедия

Aletria

Aletria (do árabe hispanizado alaṭríyya ou aliṭríyya, a partir do árabe clássico iṭriyah, sendo este derivado do aramaico rabínico iṭṭĕrī[tā]: espécie de massa; este último seria proveniente do latim attrīta: 'esmigalhada', 'sopa') é uma massa alimentícia, de fios finos, utilizada para fazer sopas e doces. A palavra aletria pode corresponder à italiana vermicelli ou capellini ou à francesa vermicelle.

O Llibre de Sent Soví, um conjunto de dois manuscritos do século XIV, em catalão, contém a compilação de 200 receitas, dentre as quais existem duas com alatria (170 : Qui parla con se cou alatria ou "como se cozinha aletria" e 171 : Qui parla con se cou carn ab alatria ou "como se cozinha carne com aletria"). Porém, aquilo a que chamavam aletria deveria ter um formato bem diferente dos atuais fios finos de massa.

A aletria provavelmente foi trazida para a Península Ibérica pelos mouros, no século VIII ou IX. Manteve-se em Portugal e incorporada na culinária portuguesa, passando a designar a massa de fios muito finos, com a qual se prepara um doce típico de Natal, presente em quase todas as regiões do país. No entanto, com o tempo, o nome aletria foi desaparecendo na Espanha, mantendo-se apenas na região do antigo Reino de Múrcia. Destaca-se que a cozinha catalã se enriqueceu muito com produtos divulgados pelos árabes, inclusive a aletria.

Também no Brasil, a aletria é usada em doces e sopas, sendo também conhecida como "macarrão cabelo de anjo".